ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM ESCOLAS

REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-015

Palavras-chave:

Gravidez, Educação sexual, Sexualidade

Resumo

Esta revisão objetivou analisar como a prevenção da gravidez na adolescência é realizada em escolas. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados: CINAHL, LILACS, PsycINFO, PUBMED SciELO, SCOPUS e Web of Science. Foram selecionados artigos publicados entre 2010 a 2019 nos idiomas português, inglês e espanhol. Dentre os 46 artigos localizados, sete analisados. A amostra foi bastante diversificada. Os estudos trouxeram desde como os programas de prevenção da gestação na adolescência foram implementados, bem como análise do processo e estratégias de criação dos mesmos. As intervenções visaram: conscientização sobre métodos contraceptivos, estímulo à iniciação sexual mais tardia, construção de habilidades para recusa de sexo indesejado, estímulo abstinência sexual, redução de riscos para adolescentes sexualmente ativos e diminuição de influências externas sobre decisões sexuais. Elas foram oferecidas por meio de currículo com conteúdo de saúde sexual adequados à idade, mediante dramatizações, vídeos, aulas expositivas e lições por computador. Conclui-se ser importante realização de intervenções abrangentes envolvendo família, escola e comunidade garantindo assim empoderamento dos jovens sobre saúde sexual e prevenção da gravidez precoce, promovendo maior autonomia.

Palavras-chave: Gravidez na adolescência; Educação sexual; Sexualidade.

Biografia do Autor

Danyelle de Oliveira Toledo, Universidade de Franca

Doutora e mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca. Especialista em Neonatologia pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Pediatria pelo Hospital Municipal Infantil Menino Jesus - São Paulo. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena. Docente na Universidade de Franca e no Centro Universitário Municipal de Franca.

Priscilla Lima Martins, Universidade de Franca

Especialista em Pediatria pelo Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca. Graduada em Medicina pela Universidade de Franca. Preceptora na Universidade de Franca.

Isabella Bertoldo, Universidade de Franca

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas de Marília. Graduada em Medicina pela Universidade de Franca.

Marisa Afonso de Andrade Brunherotti, Universidade de Franca

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo. Coordenadora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde da Universidade de Franca. Docente do curso de Medicina da Universidade de Franca. Coordenadora do Centro de Atendimento Integral à Primeira Infância - Universo Prematuro.

Marta Angélica Iossi Silva, Universidade de São Paulo

Doutora e mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Graduada em Enfermagem. Professora Aposentada, Livre-Docente pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na área de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.

Jorge Luiz da Silva, Universidade de Franca

Doutor em Enfermagem em Saúde Pública e mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Graduado em Psicologia pela Universidade de Uberaba. Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade de Franca.

Downloads

Publicado

2025-11-19

Como Citar

de Oliveira Toledo, D., Lima Martins, P., Bertoldo, I., Afonso de Andrade Brunherotti, M., Iossi Silva, M. A., & da Silva, J. L. (2025). ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM ESCOLAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA . Mudanças: Psicologia Da Saúde, 33, e2025–015. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-015