“JÁ NÃO SOU MAIS INVISÍVEL”:

A UNIDADE AFETIVO-COGNITIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-009

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Psicologia Histórico-Cultural, Unidade Afetivo-Cognitiva

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa desenvolvida para a conclusão do curso de Psicologia que buscou compreender e analisar como a unidade afetivo-cognitiva se expressa em estudantes da Educação de Jovens e Adultos em processo de alfabetização. Tendo como estofo teórico-metodológico os estudos de Vigotski e a Psicologia Histórico-Cultural, a coleta de dados contou com a realização de entrevistas semiestruturadas junto a três estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma cidade no interior do estado de São Paulo. Analisando os dados por meio da metodologia dos núcleos de significação, foi possível identificar vivências socioculturais potencialmente atreladas à busca e permanência dessas pessoas pela educação formal e, dessa forma, analisar como a unidade afetivo-cognitiva pode ser entendida como força motivadora para o contexto de alfabetização. A partir disso, entende-se a importância de que os aspectos afetivos sejam tomados enquanto objeto de estudo pela Psicologia e pela Educação para que possam ser utilizados a favor da aprendizagem, levando em conta a influência dos elementos sociais na construção do conhecimento. Constata-se ainda a inegável influência que a unidade afetivo-cognitiva desempenha sobre o desenvolvimento humano como um todo, ao passo que é dialeticamente determinada por ele.

Biografia do Autor

Bianca Landi Cabral, Centro Universitário Uneduvale (Avaré/SP)

Jornalista de formação (FAAC/UNESP/Bauru) e graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Uneduvale (Avaré/SP). E-mail: biancalandic@gmail.com.

Marília Alves dos Santos, UNESP/Bauru

Psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (FC/UNESP/Bauru) e docente do Centro Universitário Uneduvale (Avaré/SP). E-mail: marilia.santos@unesp.br.

Downloads

Publicado

2025-08-14

Como Citar

Cabral, B. L., & dos Santos, M. A. (2025). “JÁ NÃO SOU MAIS INVISÍVEL”: : A UNIDADE AFETIVO-COGNITIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS . Cadernos De Educação, 24(2), e2025–009. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-009

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.