ADOECIMENTO MENTAL EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n48e2508Palavras-chave:
Adoecimento mental; Professores; Escolas.Resumo
O artigo tem como objetivo caracterizar o adoecimento mental em professores de escolas públicas no Brasil, com base em uma revisão sistemática da literatura utilizando a metodologia PRISMA. Foram pesquisadas as bases de dados BVS e Scielo, aplicando descritores do site DeCS. A pesquisa resultou em 915 artigos, dos quais 903 foram excluídos após a aplicação de filtros e leitura completa, restando 12 publicações. Os resultados mostram que o tema é amplamente discutido em várias regiões do Brasil, com exceção da região norte. Identificou-se uma diversidade de instrumentos para detectar o adoecimento mental dos professores, além de causas variadas e detalhadas de adoecimento, como estresse, sobrecarga de trabalho e condições laborais precárias. O estudo também aborda temas relacionados, como a importância de políticas de apoio à saúde mental, programas de prevenção e capacitação de profissionais. A pesquisa ressalta a urgência de medidas para enfrentar o adoecimento mental entre professores, propondo a melhoria das condições de trabalho e a implementação de políticas de saúde voltadas para esse público, com o objetivo de prevenir e tratar o adoecimento de forma mais eficaz.
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