ADOECIMENTO MENTAL EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n48e2508

Palavras-chave:

Adoecimento mental; Professores; Escolas.

Resumo

O artigo tem como objetivo caracterizar o adoecimento mental em professores de escolas públicas no Brasil, com base em uma revisão sistemática da literatura utilizando a metodologia PRISMA. Foram pesquisadas as bases de dados BVS e Scielo, aplicando descritores do site DeCS. A pesquisa resultou em 915 artigos, dos quais 903 foram excluídos após a aplicação de filtros e leitura completa, restando 12 publicações. Os resultados mostram que o tema é amplamente discutido em várias regiões do Brasil, com exceção da região norte. Identificou-se uma diversidade de instrumentos para detectar o adoecimento mental dos professores, além de causas variadas e detalhadas de adoecimento, como estresse, sobrecarga de trabalho e condições laborais precárias. O estudo também aborda temas relacionados, como a importância de políticas de apoio à saúde mental, programas de prevenção e capacitação de profissionais. A pesquisa ressalta a urgência de medidas para enfrentar o adoecimento mental entre professores, propondo a melhoria das condições de trabalho e a implementação de políticas de saúde voltadas para esse público, com o objetivo de prevenir e tratar o adoecimento de forma mais eficaz.

Biografia do Autor

Fabiana Botelho Caldas

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2023). Atualmente é docente em regime parcial do Centro de estudos juridicos do Amazonas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: trabalhador-estudante, saúde mental, meritocracia, universidade e saúde ocupacional.

Carollina Padilha Montenegro Reis

Maria Carollina Padilha Montenegro Reis, Administradora (UFPE), Mestra em Psicologia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Ronaldo Gomes-Souza

Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). É professor, pesquisador e extensionista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lotado na Faculdade de Psicologia e credenciado enquanto professor permanente no Programa de Pós-graduação em Psicologia. É um dos coordenadores do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde (LAPSIC); membro do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e psicólogo do trabalho na Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Trabalho (CECAM) da UFAM.

Lara Amaral de Azevedo

Psicóloga clínica com graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com especialização em Psicologia Humanista com Abordagem Centrada na Pessoa pela Faculdade Unyleya.

Kézia Sousa Lima

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) com ênfase na área de Recursos Humanos (RH). Especialista em Recursos Humanos 4.0 pelo Instituto de Graduação e Pós-Graduação (IPOG). Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e professora universitária na Faculdade Santa Teresa (FST).

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Botelho Caldas, F., Padilha Montenegro Reis, C., Gomes-Souza, R., Amaral de Azevedo, L., & Sousa Lima, K. (2025). ADOECIMENTO MENTAL EM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL. Cadernos De Educação, 24(48), e2508. https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n48e2508

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