HISTÓRIAS E LUTAS DOS PROFESSORES SURDOS: ESTADO DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n47p9-22Palavras-chave:
História de Vida. Professor Surdo. Libras.Resumo
A tese “História de vida: trajetórias formativas e profissionais de professores surdos, defendida em 2020, trouxe uma contribuição significativa da complexidade das trajetórias individuais formativas e profissionais de professores surdos, revelando desafios e superações que são centrais para a construção de uma carreira. Com base nas próprias narrativas dos professores surdos adotando uma abordagem qualitativa com entrevistas narrativas (EN) proposto por Fritz Schütze, os resultados mostraram que os surdos enfrentam uma série de barreiras, como falta de interpretes antes e depois da obrigatoriedade desse profissional, falta de materiais didáticos, recursos humanos e sociais adequados e até a discriminação no ambiente acadêmico e profissional. O objetivo aqui é revisitar novas pesquisas que se sucederam entre 2020 e 2023, relacionadas à formação acadêmica e profissional de professores surdos, crucial para a promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva. A relevância deste levantamento foi verificar os avanços e o cumprimento da legislação que garantem a formação acadêmica e profissional dos professores surdos. O percurso metodológico adotado aconteceu pelo levantamento bibliográfico de bases online que divulgam dados científicos e a leitura de resumos de teses de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES), ou seja, para compararmos mesmos bancos de dados utilizados na pesquisa inicial defendida em 2020. Utilizando os mesmos descritores como: história de vida, professor surdo, trajetória acadêmica, trajetória profissional, Língua Brasileira de Sinais e Libras.
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