PROJETOS INTEGRADORES NO ENSINO TECNOLÓGICO

UMA DISCUSSÃO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-010

Palavras-chave:

Educação Profissional, Trabalho por Projetos, Interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho trata de um estudo sobre a interdisciplinaridade no ensino tecnológico, por meio de projetos interdisciplinares e/ou integradores. O desenvolvimento técnico e tecnológico relaciona-se ao surgimento de novas funções e profissões, bem como a extinção de outras, devido às mudanças do mercado de trabalho. Este trabalho tem como objetivos, apresentar uma breve revisão da literatura sobre a educação profissional e tecnológica; analisar a interação entre as ciências de modo a estudar currículos integrados e discutir a relevância do trabalho docente por projeto para facilitar tal interação. O método adotado neste estudo é a de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados analisados foram coletados, a partir de uma pesquisa documental em planos pedagógicos de uma Unidade de Ensino de graduação tecnológica, de uma instituição estadual de ensino técnico e tecnológico. Nessa unidade de ensino, existem dez modalidades de cursos superiores de tecnologia, distribuídos em cinco eixos tecnológicos, dispostos no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST). No presente estudo é possível verificar, por meio dos dados, que há uma preocupação em promover a interação entre os componentes curriculares com a adoção de projetos interdisciplinares e/ou integradores em todos os semestres dos cursos, além de se exigir a confecção de um trabalho de graduação ao final do curso.

Biografia do Autor

Daniel Batista de Almeida, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestrando no programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (UPEP), do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS); professor de Ensino Superior de Graduação Tecnológica.

Quitéria Aparecida de Paula Danno, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda, no programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (UPEP), do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS); coordenadora pedagógica e  professora em educação técnica, na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. 

Rosália Maria Netto Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza- CEETEPS

Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo; pós-doutora em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo; especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua e graduada em Letras e em Pedagogia, pela Universidade de Mogi das Cruzes. É professora e Pesquisadora do programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (UPEP), do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), área de concentração; Educação e Trabalho. Atua na Linha de Pesquisa: Formação do Formador, no Projeto de Pesquisa: Saberes e Trabalho Docente, no qual discute Linguagem e práticas em Educação Profissional, com ênfase em Linguagens, Multilinguagens, Análise do Discurso e Semiótica. Atualmente desenvolve pesquisas sobre formação do professor, tecnologias e discursos político-educacionais e político-culturais.

Downloads

Publicado

2025-08-14

Como Citar

Almeida, D. B. de, Danno, Q. A. de P., & Prados, R. M. N. (2025). PROJETOS INTEGRADORES NO ENSINO TECNOLÓGICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE. Cadernos De Educação, 24(2), e2025–010. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-010

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.