PROJETOS INTEGRADORES NO ENSINO TECNOLÓGICO
UMA DISCUSSÃO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-010Palabras clave:
Educação Profissional, Trabalho por Projetos, InterdisciplinaridadeResumen
Este trabalho trata de um estudo sobre a interdisciplinaridade no ensino tecnológico, por meio de projetos interdisciplinares e/ou integradores. O desenvolvimento técnico e tecnológico relaciona-se ao surgimento de novas funções e profissões, bem como a extinção de outras, devido às mudanças do mercado de trabalho. Este trabalho tem como objetivos, apresentar uma breve revisão da literatura sobre a educação profissional e tecnológica; analisar a interação entre as ciências de modo a estudar currículos integrados e discutir a relevância do trabalho docente por projeto para facilitar tal interação. O método adotado neste estudo é a de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados analisados foram coletados, a partir de uma pesquisa documental em planos pedagógicos de uma Unidade de Ensino de graduação tecnológica, de uma instituição estadual de ensino técnico e tecnológico. Nessa unidade de ensino, existem dez modalidades de cursos superiores de tecnologia, distribuídos em cinco eixos tecnológicos, dispostos no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST). No presente estudo é possível verificar, por meio dos dados, que há uma preocupação em promover a interação entre os componentes curriculares com a adoção de projetos interdisciplinares e/ou integradores em todos os semestres dos cursos, além de se exigir a confecção de um trabalho de graduação ao final do curso.
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