ESTADO DA ARTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DESENVOLVIDA NO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE – SP

Autores/as

  • Nadja Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n47p62-81

Palabras clave:

Educação Ambiental Crítica. Consciência Ambiental. Meio Ambiente.

Resumen

Nesse artigo apresentamos o resultado sobre o estado da arte referente a educação ambiental (EA) crítica, desenvolvida pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) no município de Praia Grande (SP). A pesquisa buscou compreender os avanços, ou não, observados a partir da defesa da tese concluída em 2022 na Universidade Metodista de São Paulo. O estado da arte consistiu em um levantamento no qual procuramos investigar e compreender se o trabalho desenvolvido pelo DEA apresentou avanços desde a defesa da tese, considerando a urgência para uma consciência ambiental crítica. A metodologia consistiu em um levantamento inicial dos trabalhos já pesquisados, observando sua alteração, ou não, após os resultados apresentados em 2022. Contudo, foi possível observar que não houve alterações em suas ações, faltando maior aproximação com as questões do presente que dialoguem de modo efetivo com as questões ambientais do município, possibilitando a formação da consciência ambiental crítica, tema que depende de muitos esforços.

Biografía del autor/a

Nadja Ferreira da Silva

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo, desenvolve pesquisa sobre o viés das políticas públicas de meio ambiente e educação ambiental.

Publicado

2024-12-09

Cómo citar

Ferreira da Silva, N. (2024). ESTADO DA ARTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DESENVOLVIDA NO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE – SP. Cadernos De Educação, 23(47), 62–81. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n47p62-81

Número

Sección

DOSSIÊ DE EGRESSOS DO PPGE

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