Teoria do Monomito - uma possibilidade de trabalho com Projeto de vida de adolescentes

Autores

  • Kethi Cristina do Rosário Squecola Alexandre
  • Simone Balsamo
  • Denise D’auria-Tardeli

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v20n40p23-40

Palavras-chave:

Projeto de Vida, Herói épico, Adolescentes.

Resumo

Este artigo aborda a proposição da Teoria do Monomito para um trabalho com adolescentes, envolvendo o Projeto de Vida de cada jovem e as competências socioemocionais da BNCC de 2018. A jornada do herói épico é muito eficaz na identificação direta com adolescentes que se encontram em um momento de suas vidas no qual devem fazer escolhas e tomar decisões, desenvolvimento um plano de vida que envolva uma meta de felicidade e participação social e, portanto, precisam de ferramentas que lhes proporcionem um percurso adequado. As competências socioemocionais sugeridas nos currículos escolares podem ser constructos importantes no processo de desenvolvimento dos adolescentes e desta forma, um trabalho nas escolas de Ensino Médio que ajudem o jovem a planejar se futuro e estabelecer uma meta significativa para sua vida é a sugestão que apresentamos nesta leitura.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Alexandre, K. C. do R. S., Balsamo, S., & D’auria-Tardeli, D. (2024). Teoria do Monomito - uma possibilidade de trabalho com Projeto de vida de adolescentes. Cadernos De Educação: Reflexões E Debates, 20(40), 23–40. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v20n40p23-40