Projeto de desenvolvimento moral para a prevenção das situações de incivilidade entre adolescentes em sala de aula on-line
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v21n42p59-75Palavras-chave:
Educação; Ensino remoto; Desenvolvimento moral.Resumo
O presente texto aborda a importância de se desenvolver projetos de intervenção em ambiente escolar para a formação moral e ética do estudante adolescente, sobretudo quando em ambiente remoto. Destacamos que é papel do professor estimular o aluno adolescente a repensar as atitudes tomadas entre os pares e, também, com professores, tendo em vista as sutilidades que o ensino on-line proporciona. Temos como hipótese que é possível promover a conscientização do estudante a respeito de suas atitudes e estabelecer um ambiente propício ao desenvolvimento moral e intelectual por meio da interação mediada pelo professor, em sala de aula virtual, e destacamos os projetos de desenvolvimento moral como meios para isso. O arcabouço teórico adotado compreende: estudos sobre escola, democracia e construção de personalidades morais de ARAÚJO (2000); Formação Ética de LA TAILLE (2009); Temas Transversais de MORENO (1997); O Juízo Moral da Criança de PIAGET (1994); Pensamento e Linguagem de VIGOTSKY (1998); a abordagem sobre o vigiar e o punir de FOUCAULT (2014), dentre outras. Salientamos que esta pesquisa é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
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