Fernando Pessoa: processo heteronímico e a filosofia de Alberto Caeiro

Autores

  • Marília Gomes Ghizzi Godoy
  • Vitor Henrique Dos Santos Maria

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v22n44p105-124

Palavras-chave:

Fernando Pessoa; Alberto Caeiro; Literatura.

Resumo

Neste artigo, apresentamos a relação de Fernando Pessoa com a Literatura, o processo heteronímico de Pessoa e a filosofia de Alberto Caeiro. Neste estudo, temos, como hipótese, a filosofia de Alberto Caeiro enquanto heterônimo e personalidade poética conhecido por “mestre ingênuo”. Temos três objetivos, a saber: (i) verificar a importância de Fernando Pessoa e Alberto Caeiro no âmbito literário; (ii) descrever os conceitos implementados na filosofia de Caeiro e (iii) discutir analiticamente seus conceitos baseados em suas obras. O corpus selecionado para este estudo, na área de literatura, foram trechos de obras assinadas por Alberto Caeiro. O que justifica essa escolha é o fato de Fernando Pessoa ter criado diversas personalidades poéticas e Alberto Caeiro ter se destacado dentre os outros heterônimos. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre Fernando Pessoa dos seguintes autores: Gomes (1987), Pais (2012) e Gomes; Guaranha (2019), sobre Álvaro de Campos, de Moisés (2007) e os estudos de Literatura e Heteronímia de Aguiar C. e Aguiar T. (2017). A metodologia utilizada é teórica e analítica. Os resultados alcançados confirmam que Fernando Pessoa tinha uma relação extremamente próxima com a Literatura e criou, de forma espontânea, uma personalidade poética com filosofia própria. Dessa forma, evidenciamos que Alberto Caeiro possui uma vasta linha de pensamento em suas obras, abordando sobre os mais diversos assuntos, sendo possível extrair conceitos de essência filosófica e literária, explicando o motivo de ser conhecido como “mestre ingênuo”.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Godoy, M. G. G., & Maria, V. H. D. S. (2024). Fernando Pessoa: processo heteronímico e a filosofia de Alberto Caeiro. Cadernos De Educação: Reflexões E Debates, 22(44), 105–124. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v22n44p105-124

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