ESTADO DO CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-012Keywords:
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação Básica, Estado do ConhecimentoAbstract
Esta investigação origina-se da pesquisa Tecnologias Digitais Móveis na Educação: desafios e possibilidades (Edital PIBIC/IFRS 2019-2020), tendo como objetivo mapear o Estado do Conhecimento sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Básica e identificar a utilização destes recursos nas práticas pedagógicas. Para tanto, a metodologia utilizada é o Estado do Conhecimento em base de dados de periódicos avaliados por pares. Partiu-se da hipótese de que as práticas pedagógicas pautadas nas TDICs enfocam o uso dessas tecnologias como recursos para o processo de aprendizagem. Primeiramente, foi realizado o levantamento de artigos, seguido por quatro etapas: bibliografia anotada, bibliografia sistematizada, bibliografia categorizada e bibliografia propositiva. Foram analisados 11 artigos, destes, 63,6%, trazem uma abordagem instrumental às TDICs. A inserção dessas tecnologias na educação segue focando-se no manuseio em si dessas, deixando os aspectos sociais e culturais e a construção de conhecimento em segundo plano.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.