ESTADO DO CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Nicoli Waschburger Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Carine Bueira Loureiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-012

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação Básica, Estado do Conhecimento

Resumo

Esta investigação origina-se da pesquisa Tecnologias Digitais Móveis na Educação: desafios e possibilidades (Edital PIBIC/IFRS 2019-2020), tendo como objetivo mapear o Estado do Conhecimento sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Básica e identificar a utilização destes recursos nas práticas pedagógicas. Para tanto, a metodologia utilizada é o Estado do Conhecimento em base de dados de periódicos avaliados por pares. Partiu-se da hipótese de que as práticas pedagógicas pautadas nas TDICs enfocam o uso dessas tecnologias como recursos para o processo de aprendizagem. Primeiramente, foi realizado o levantamento de artigos, seguido por quatro etapas: bibliografia anotada, bibliografia sistematizada, bibliografia categorizada e bibliografia propositiva. Foram analisados 11 artigos, destes, 63,6%, trazem uma abordagem instrumental às TDICs. A inserção dessas tecnologias na educação segue focando-se no manuseio em si dessas, deixando os aspectos sociais e culturais e a construção de conhecimento em segundo plano.

Biografia do Autor

Nicoli Waschburger Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda no curso de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participante, desde 2023, do grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Matemática e Tecnologias, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Atuação como estudante pesquisadora bolsista na pesquisa Estado do Conhecimento em Informática na Educação no Brasil (2023-2024), do IFRS Campus Porto Alegre.

Carine Bueira Loureiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Docente permanente do Programa Profissional de Pós-graduação em Informática na Educação (PPPIE/IFRS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Matemática e Tecnologias (GEPEMT/CNPq/IFRS) e pesquisadora da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE). Pós-doutorado (2018 com bolsa PDJ/CNPq)) e Doutorado (2013) em Educação, realizado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Ciência da Computação (2003) e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001).

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Waschburger Mendonça, N., & Bueira Loureiro, C. (2025). ESTADO DO CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Cadernos De Educação, 24(2), e2025–012. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-012

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.