v. 25 n. 1 (2022): Educação & Linguagem, jan.-jun.

Publicado: 2024-07-25

Dossiê: Ricoeur e Chartier: (des)dobras e entrelaces na pesquisa em educação

  • Apresentação do Dossiê

    Claudia Panizzolo , Marcelo Furlin
    I-II
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1pI-II
  • Roger Chartier nas produções discentes stricto sensu em Educação da Universidade Federal da Paraíba

    Vanusa Nascimento Sabino Neves, Charliton José dos Santos Machado
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p1-21
  • O Encontro entre um Especialista do Imaginário, o Filósofo do Diálogo e o Filósofo da Conciliação: proposições epistemológicas para as Ciências Humanas e Sociais

    Livia Sousa da Silva
    23-48
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p23-48
  • Os discursos em suas materialidades: as contribuições do conceito de representação nas obras de Francisco Furtado Mendes Vianna (1908-1911)

    Alessandra Melo Secundo Paulino
    49-68
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p49-68
  • A Companhia de Jesus e o valor paradigmáticos dos manuais: uma análise a partir de Roger Chartier

    Vanessa Freitag de Araujo
    69-88
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p69-88
  • Paul Ricoeur: a questão dos usos e abusos da memória nas práticas educacionais

    Paulo Roberto Monteiro de Araujo
    89-108
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p89-108

Artigos

  • Mulheres e gestão escolar em São Paulo: um esboço histórico

    Michel Alves da Cruz, Paulo Fernando de Souza Campos, Patricia Margarida Farias Coelho
    109-126
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p109-126
  • Modelo de professor – atribuições identitárias em políticas articuladas à Base Nacional Comum Curricular

    Marili Moreira da Silva Vieira, Claudia Valentina Assumpção Galian
    127-150
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p127-150
  • Quando quem ensina de repente aprende: relato de experiências de mestres aprendendo “o novo”

    Rita Cristiana Barbosa
    151-175
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p151-175
  • A mão do autor e a mente do editor na série graduada de leitura na escola e no lar

    Lucilene Rezende Alcanfor
    177-196
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p177-196