PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO TEMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO MANUAL PRINCÍPIOS BÁSICOS DE PRÁTICA DE ENSINO (PABAEE, 1965)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-011

Palavras-chave:

História da Educação; Manual Pedagógico; PABAEE; Formação de Professores

Resumo

O artigo, de cunho historiográfico, tem como objetivo realizar uma primeira aproximação ao tema da formação docente no manual Princípios Básicos de Prática de Ensino do PABAEE, publicado em 1965, voltado para a formação de professores primários no Brasil, com ênfase nas orientações pedagógicas propostas. Além disso, busca refletir sobre o contexto histórico e educacional brasileiro da época que o manual foi publicado, identificando de forma sucinta os princípios pedagógicos nele contidos. Numa primeira aproximação à temática da formação de professores conforme proposta no manual, o estudo das orientações pedagógicas nele contidas evidencia a intenção de capacitar professores brasileiros com métodos de ensino considerados modernos à época, promovendo práticas educativas que buscavam alinhar-se às demandas de uma sociedade em processo de industrialização e urbanização aceleradas. Ideias de uma escola ativa e de um professor primário igualmente ativo, alimentadas no pensamento educacional brasileiro desde os anos 30, reaparecem no manual, mas com ares de novidade, legitimada pelas experiências de ensino norte-americanas consideradas exitosas e oportunas de serem replicadas no Brasil dos anos 1950 e 1960.

Biografia do Autor

Luzineide de Oliveira Campos, Universidade de Brasília

Pedagoga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília

Doutor em Educação na linha de História e Historiografia da Educação, com estágios de pós-doutorado na UFPR e UFU. Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Fundamentos e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Líder do GRUPHE-UnB/ CNPq.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

de Oliveira Campos, L., & Tuchinski dos Anjos, J. J. (2025). PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO TEMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO MANUAL PRINCÍPIOS BÁSICOS DE PRÁTICA DE ENSINO (PABAEE, 1965). Cadernos De Educação, 24(2), e2025–011. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-011

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.