PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO TEMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO MANUAL PRINCÍPIOS BÁSICOS DE PRÁTICA DE ENSINO (PABAEE, 1965)
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-011Palavras-chave:
História da Educação; Manual Pedagógico; PABAEE; Formação de ProfessoresResumo
O artigo, de cunho historiográfico, tem como objetivo realizar uma primeira aproximação ao tema da formação docente no manual Princípios Básicos de Prática de Ensino do PABAEE, publicado em 1965, voltado para a formação de professores primários no Brasil, com ênfase nas orientações pedagógicas propostas. Além disso, busca refletir sobre o contexto histórico e educacional brasileiro da época que o manual foi publicado, identificando de forma sucinta os princípios pedagógicos nele contidos. Numa primeira aproximação à temática da formação de professores conforme proposta no manual, o estudo das orientações pedagógicas nele contidas evidencia a intenção de capacitar professores brasileiros com métodos de ensino considerados modernos à época, promovendo práticas educativas que buscavam alinhar-se às demandas de uma sociedade em processo de industrialização e urbanização aceleradas. Ideias de uma escola ativa e de um professor primário igualmente ativo, alimentadas no pensamento educacional brasileiro desde os anos 30, reaparecem no manual, mas com ares de novidade, legitimada pelas experiências de ensino norte-americanas consideradas exitosas e oportunas de serem replicadas no Brasil dos anos 1950 e 1960.
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