O direito da criança com deficiência: profissional de apoio em sala de aula

Autores

  • Rafael Lopes de Sousa
  • Andréia Mendes de Oliveira
  • Viviane Vieira Hatakeyama

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v20n41p85-101

Palavras-chave:

Políticas Públicas.Autonomia.Equidade.Práticas Pedagógicas.

Resumo

A temática de educação inclusiva à pessoa com deficiência é caracterizada no direito de todos no processo escolar do ensino aprendizagem, por esta razão, apresenta-se: O direito da criança com deficiência: profissional de apoio em sala de aula. Indaga-se: toda criança com deficiência tem este direito de fato? A criança e o jovem com deficiência têm ganhado espaço dentro das escolas, um fator social que amplamente tem introduzido a necessidade de novas práticas pedagógicas para a inclusão de todas elas. Em maior ou menor escala, o Profissional de Apoio é um agente colaborador nesta trajetória, na busca constante de metodologias e autonomias que, somadas a políticas públicas, possam não só garantir, mas também questionar os aspectos inclusivos necessários.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Lopes de Sousa, R., Mendes de Oliveira, A., & Hatakeyama, V. V. (2024). O direito da criança com deficiência: profissional de apoio em sala de aula. Cadernos De Educação: Reflexões E Debates, 20(41), 85–101. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v20n41p85-101

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