Avaliação da formação continuada no serviço público: revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n46p39-63Palavras-chave:
Educação continuada; Avaliação; Educação Profissional.Resumo
Este artigo objetiva, por meio de revisão de literatura, destacar os pontos principais de artigos publicados de 2012 a 2022 e selecionados no trabalho “Avaliação de formação continuada no serviço público: um estudo bibliométrico”, apresentado no XVII Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza em 2022. Em face da necessidade do bom uso do dinheiro público na capacitação dos servidores, a pesquisa e análise de publicações que tratam do assunto contribui para a compreensão das estratégias adotadas pelos órgãos, identificação de boas práticas e observação de como o tema tem sido tratado na academia. Neste trabalho, foi elaborada nuvem de palavras a partir do conteúdo dos resumos dos documentos, o que possibilitou a identificação dos termos recorrentes, como “capacitação”, “servidores”, “trabalho”, “resultados” e “pesquisa”. No procedimento de revisão literária, foram identificadas as metodologias utilizadas em cada trabalho e destacados os pontos mais relevantes. Observou-se que 5 artigos (45,45%) utilizaram a aplicação de questionários no processo de avaliação, com a utilização do Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS) em duas pesquisas. Em 6 casos (54,54%), não foi identificado modelo validado pela literatura para construção dos instrumentos de avaliação. Os artigos estudados trouxeram elementos importantes para reflexão, como a distinção conceitual entre avaliação e análise.
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