INVESTINDO NA ESCOLA
LUTERO E ALGUMAS PROPOSTAS PARA EFETIVAÇÃO DE UMA REFORMA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n48e2506Keywords:
Martinho Lutero; Reforma educacional; Reforma ProtestanteAbstract
O presente artigo investiga as posições de Martinho Lutero quanto à reforma na área da educação. O que precisava ser feito para que uma reforma educacional ocorresse efetivamente na Alemanha quinhentista? A hipótese que sustenta esse trabalho é que Lutero fez a leitura de mundo encontrando necessidades de investimento escolar, políticas públicas transeuntes, responsabilidade pela educação do Estado e não mais da Igreja e conscientização da população quanto à importância de se enviar os jovens para estudar. Nosso objetivo é investigar as principais propostas de Lutero para a reforma educacional na Alemanha dos Quinhentos e nossos objetivos específicos são três: (1) entender como a educação alemã funcionava no período predecessor à Reforma Protestante; (2) avaliar a amplitude do movimento de reforma para além da religião, a partir do recorte da educação; e (3) analisar os pensamentos de Lutero concernentes à educação a partir de suas principais fontes primárias. A justificativa dessa pesquisa vai na direção de que a Reforma Protestante alemã é majoritariamente estudada sob o prisma religioso e teológico, mas possui importantes narrativas educacionais que ainda se relacionam com a realidade brasileira do século XXI. A fundamentação teórica desta pesquisa se concentra nas obras de Lutero (1987, 1988 e 1995) e em estudiosos do recorte educacional da reforma luterana, como Arnold (2019), Jardilino (2009) e Zabilka (1969). Nossa metodologia é bibliográfica e documental, com método exploratório. O resultado esperado é que este artigo possa contribuir com os estudos historiográficos da educação na Reforma Protestante e que seja relevante para as interfaces com o presente século.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.