EXPLORANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ABORDAGENS E PRÁTICAS EM CONTEXTOS FORMAIS, NÃO-FORMAIS E INFORMAIS

Autores

  • Alessandra Maria Sabatine Zambone
  • Débora Bezerra Linhares Libório
  • Marcos Paulo Nassi

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n48e2505

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Educação Formal; Educação Não-formal; Educação Informal.

Resumo

O debate sobre questões ambientais é indispensável e deve ser inserido continuamente em todos os âmbitos e modalidades educacionais, abrangendo a educação formal, informal e não formal. Este artigo tem como foco investigar em quais modalidades educativas o tema ambiental é abordado. A pesquisa foi conduzida a partir de uma análise bibliográfica e documental para compor o referencial teórico. Os achados sugerem que a inclusão de temas ambientais em diversos contextos educacionais é essencial, pois atinge diferentes públicos em variados contextos e contribui para ampliar o entendimento e a reflexão sobre essas temáticas.

Biografia do Autor

Alessandra Maria Sabatine Zambone

Pós-doutorado na Universidade de Coimbra. Mestrado e Doutorado em Direito na Universidade Metropolitana de Santos. Bacharel em direito na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. É professora líder do Grupo de Pesquisa em Direitos Fundamentais Sociais à Saúde e Educação da UMESP.

Débora Bezerra Linhares Libório

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista. Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Marcos Paulo Nassi

Mestrando em educação na Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel e Licenciado em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização Lato Sensu em Docência em Biologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor PEB II - EE João Ramalho.

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

Sabatine Zambone, A. M., Bezerra Linhares Libório, D., & Nassi, M. P. (2025). EXPLORANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ABORDAGENS E PRÁTICAS EM CONTEXTOS FORMAIS, NÃO-FORMAIS E INFORMAIS. Cadernos De Educação, 24(48), e2505. https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n48e2505

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)