O USO DAS TECNOLOGIAS E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INCLUSÃO

PERSPECTIVAS DE ALCANCES MÚLTIPLOS NA EDUCAÇÃO

Authors

  • Christineide Ferreira Lemos
  • Jaqueline Maissiat

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n482504

Keywords:

Educação Inclusiva; Formação de professores; Inteligência Artificial; Tecnologias.

Abstract

O uso das tecnologias é um importante instrumento na educação. Aparatos que fazem parte do cotidiano tanto de estudantes quanto de professores. Palco privilegiado para a inclusão de pessoas, a educação serve como incentivo no uso das inovações tecnológicas. O advento da Inteligência Artificial vem despontando em diversos meios e a educação inclusiva a recebe de bom grado. Autores como Claudia Giroto; Rosimar Poker; Sadao Omote (2012) nos orientam sobre as tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Monteiro (2024) apresenta os sabores e dissabores do uso da Inteligência Artificial no ensino e na aprendizagem. Seguimos com os pensamentos de Paulo Freire (2013) sobre a educação e o seu rumo na contemporaneidade. Boccuzzi (2024) nos remete aos personagens virtuais. Viotto Filho (2024) que percebe a escola e a sua transformação na perspectiva de comunidade. O objetivo geral deste trabalho é o de contribuir com os professores de educação básica que recebem estudantes de educação inclusiva na sala de aula. Os objetivos específicos são de contribuir com as práticas didáticas e de apoiar o professor no seu desenvolvimento tecnológico inclusivo. O método utilizado é o bibliográfico. Espera-se como resultado auxiliar os professores de educação básica através de soluções em vivências inclusivas.

Author Biographies

Christineide Ferreira Lemos

Mestranda; Licenciada em Língua Portuguesa; Bacharela em Estudos Literários; Bacharela em Letras/Libras. Especialista em Docência em Libras e TILSP; Especialista em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) Inclusiva. Estudante de Especialização em Docência em EPT e de Licenciatura em Pedagogia.

Jaqueline Maissiat

Doutora em Informática na Educação pela UFRGS, Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela PUCRS. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM.

Published

2025-02-28

How to Cite

Ferreira Lemos, C., & Maissiat, J. (2025). O USO DAS TECNOLOGIAS E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INCLUSÃO: PERSPECTIVAS DE ALCANCES MÚLTIPLOS NA EDUCAÇÃO. Cadernos De Educação, 24(48), e2504. https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n482504

Similar Articles

1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.