O USO DAS TECNOLOGIAS E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INCLUSÃO
PERSPECTIVAS DE ALCANCES MÚLTIPLOS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n482504Keywords:
Educação Inclusiva; Formação de professores; Inteligência Artificial; Tecnologias.Abstract
O uso das tecnologias é um importante instrumento na educação. Aparatos que fazem parte do cotidiano tanto de estudantes quanto de professores. Palco privilegiado para a inclusão de pessoas, a educação serve como incentivo no uso das inovações tecnológicas. O advento da Inteligência Artificial vem despontando em diversos meios e a educação inclusiva a recebe de bom grado. Autores como Claudia Giroto; Rosimar Poker; Sadao Omote (2012) nos orientam sobre as tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Monteiro (2024) apresenta os sabores e dissabores do uso da Inteligência Artificial no ensino e na aprendizagem. Seguimos com os pensamentos de Paulo Freire (2013) sobre a educação e o seu rumo na contemporaneidade. Boccuzzi (2024) nos remete aos personagens virtuais. Viotto Filho (2024) que percebe a escola e a sua transformação na perspectiva de comunidade. O objetivo geral deste trabalho é o de contribuir com os professores de educação básica que recebem estudantes de educação inclusiva na sala de aula. Os objetivos específicos são de contribuir com as práticas didáticas e de apoiar o professor no seu desenvolvimento tecnológico inclusivo. O método utilizado é o bibliográfico. Espera-se como resultado auxiliar os professores de educação básica através de soluções em vivências inclusivas.
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