Projetos de vida de estudantes jovens e adultos: uma análise temática
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n46p1-23Palavras-chave:
Projeto de Vida, EJA, Educação.Resumo
O projeto de vida é um elemento constituinte da identidade e do bem-estar do indivíduo, que adquire uma importante função na orientação dos seus principais objetivos. Nesse sentido, torna-se fundamental a investigação do projeto de vida para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tiveram o direito à educação negligenciado em um determinado período de suas vidas. O objetivo deste estudo foi investigar os projetos de vida dos estudantes da EJA que participaram do concurso EPTV na Escola 2018 cujo tema foi “Minha vocação e o propósito de minha vida”. A amostra foi composta por 14 redações, total de redações feitas por estudantes da EJA. Os dados das redações foram analisados por meio da Análise Temática. Foram elaborados quatro temas: O papel do trabalho para estudantes da EJA, Processo de construção do PV, Vivências relacionadas à EJA e Características do PV. Os resultados indicaram que os contextos em que esses estudantes viviam na juventude ocasionaram o abandona da escola e seu ingresso precoce em atividades laborais. Além disso, o trabalho atual está relacionado à busca de melhorias de vida para si e para a família que se apresenta como um fator importante para o desenvolvimento da construção dos PV. Concluiu-se que as perspectivas dos estudantes da EJA são muito semelhantes, apresentando os mesmos destinos e obstáculos, a saber, melhorar as condições de vida e vincular trabalho com o estudo. Espera-se que os conhecimentos gerados neste estudo possam promover futuras intervenções sobre a temática na modalidade EJA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação: reflexões e debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.