UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE ALUNOS EM DIÁSPORA NA CIDADE DE SÃO PAULO E A REDE PÚBLICAS PAULISTA

Authors

  • Luís Carlos de Oliveira Paulo
  • Antônio Roberto Chiachiri Filho

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n48e2507

Keywords:

Inclusão Escolar; Diáspora; Políticas Públicas; Diversidade Cultural.

Abstract

O estudo examinou as políticas públicas destinadas à inclusão de alunos em situação de diáspora no sistema educacional da cidade de São Paulo. Com o aumento significativo da população de imigrantes e refugiados na cidade, trazendo consigo uma ampla diversidade cultural e necessidades específicas, torna-se essencial uma análise crítica das iniciativas educacionais implementadas para assegurar a equidade e a inclusão escolar. O objetivo principal da pesquisa foi avaliar a eficácia das políticas públicas voltadas para a inclusão de alunos em diáspora na rede pública estadual. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, baseada na análise de documentos legais e regulamentares pertinentes ao tema. Os resultados do estudo indicam que, apesar das várias políticas implementadas pelo Estado de São Paulo para promover a inclusão de alunos em diáspora, ainda existem desafios significativos. As políticas, incluindo as Resoluções da Secretaria da Educação e o Currículo Paulista, têm contribuído para garantir o acesso à educação para imigrantes e refugiados, especialmente em relação à matrícula de alunos sem documentação e à adaptação curricular para refletir a diversidade cultural. No entanto, foram identificadas limitações na implementação prática dessas políticas. Barreiras linguísticas e culturais continuam a impactar a experiência escolar desses alunos, afetando seu desempenho acadêmico e sua integração social. Portanto, o estudo conclui que é fundamental um compromisso contínuo com a inclusão e a equidade para superar essas barreiras e garantir que todos os alunos em diáspora recebam o suporte necessário para sua plena integração no sistema educacional paulista.

Author Biographies

Luís Carlos de Oliveira Paulo

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Metropolitana  e Santos (1998), atualmente sou doutorando em Educação, na linha de pesquisa em Formação de Educadores, pela Universidade Metodista de São Paulo (início em 2022). Exerço o cargo de Professor de Educação Básica II (PEB-II) na Rede Pública Estadual.

Antônio Roberto Chiachiri Filho

Professor e pesquisador do POSCOM – Universidade Metodista de São Paulo

Published

2025-02-28

How to Cite

de Oliveira Paulo, L. C., & Chiachiri Filho, A. R. (2025). UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE ALUNOS EM DIÁSPORA NA CIDADE DE SÃO PAULO E A REDE PÚBLICAS PAULISTA. Cadernos De Educação, 24(48), e2507. https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n48e2507

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