UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE ALUNOS EM DIÁSPORA NA CIDADE DE SÃO PAULO E A REDE PÚBLICAS PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n48e2507Palabras clave:
Inclusão Escolar; Diáspora; Políticas Públicas; Diversidade Cultural.Resumen
O estudo examinou as políticas públicas destinadas à inclusão de alunos em situação de diáspora no sistema educacional da cidade de São Paulo. Com o aumento significativo da população de imigrantes e refugiados na cidade, trazendo consigo uma ampla diversidade cultural e necessidades específicas, torna-se essencial uma análise crítica das iniciativas educacionais implementadas para assegurar a equidade e a inclusão escolar. O objetivo principal da pesquisa foi avaliar a eficácia das políticas públicas voltadas para a inclusão de alunos em diáspora na rede pública estadual. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, baseada na análise de documentos legais e regulamentares pertinentes ao tema. Os resultados do estudo indicam que, apesar das várias políticas implementadas pelo Estado de São Paulo para promover a inclusão de alunos em diáspora, ainda existem desafios significativos. As políticas, incluindo as Resoluções da Secretaria da Educação e o Currículo Paulista, têm contribuído para garantir o acesso à educação para imigrantes e refugiados, especialmente em relação à matrícula de alunos sem documentação e à adaptação curricular para refletir a diversidade cultural. No entanto, foram identificadas limitações na implementação prática dessas políticas. Barreiras linguísticas e culturais continuam a impactar a experiência escolar desses alunos, afetando seu desempenho acadêmico e sua integração social. Portanto, o estudo conclui que é fundamental um compromisso contínuo com a inclusão e a equidade para superar essas barreiras e garantir que todos os alunos em diáspora recebam o suporte necessário para sua plena integração no sistema educacional paulista.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cadernos de Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.