DA PESQUISA ACADÊMICA AO PRODUTO EDUCACIONAL: A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE FEEDBACK

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-008

Palabras clave:

feedback educacional, materiais didáticos, pesquisa aplicada

Resumen

Este artigo apresenta o processo de adaptação de uma pesquisa acadêmica sobre feedback educacional para a elaboração de um produto educacional acessível: uma cartilha destinada a professores. A motivação para o estudo surgiu da experiência da autora como estudante e professora, observando o impacto do feedback na aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se em conceitos sobre materiais didáticos e feedback educacional, destacando sua importância na prática docente. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, com validação do material por professores. A cartilha, desenvolvida no Canva, apresenta diretrizes para um feedback significativo no ensino presencial e a distância, combinando acessibilidade, design atrativo, exemplos práticos e recursos interativos.. Na fase de validação, 13 professores analisaram o conteúdo, destacando sua relevância, organização e aplicabilidade, embora tenham sugerido ajustes em terminologia e acessibilidade da linguagem. Os resultados indicam que a cartilha se configura como um recurso útil para a prática pedagógica, possibilitando a popularização do conhecimento sobre feedback e sua aplicação na educação. Como limitações, destaca-se a necessidade de ampliar a amostra de validadores e avaliar o impacto do material no longo prazo. O estudo reforça a importância da comunicação científica acessível e do desenvolvimento de recursos pedagógicos baseados em pesquisa, evidenciando a relação entre teoria e prática na formação docente. Por fim, sugere-se a continuidade da investigação com a implementação da cartilha em diferentes contextos educacionais, além da exploração de novos formatos de materiais didáticos voltados à popularização da ciência na educação.

Biografía del autor/a

Eduarda Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Eduarda Oliveira é graduada em Letras-Espanhol e mestre em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-graduanda em Linguística aplicada e ensino de línguas (UFMS), professora de língua espanhola na rede privada de Santa Maria e no projeto Idiomas sem Fronteiras. E-mail: eduarda.os1618@gmail.com

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Vanessa Ribas Fialho é docente dos cursos de Graduação em Letras da UFSM e do curso de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede. Possui graduação em Letras Espanhol pela UFSM; Mestrado em Linguística Aplicada , Doutorado em Linguística Aplicada e Pós-Doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas. E-mail: vanessafialho@gmail.com

Publicado

2025-08-14

Cómo citar

Oliveira, E., & Ribas Fialho, V. (2025). DA PESQUISA ACADÊMICA AO PRODUTO EDUCACIONAL: A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE FEEDBACK . Cadernos De Educação, 24(2), e2025–008. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-008

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.