DA PESQUISA ACADÊMICA AO PRODUTO EDUCACIONAL: A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE FEEDBACK
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v24n2e2025-008Palabras clave:
feedback educacional, materiais didáticos, pesquisa aplicadaResumen
Este artigo apresenta o processo de adaptação de uma pesquisa acadêmica sobre feedback educacional para a elaboração de um produto educacional acessível: uma cartilha destinada a professores. A motivação para o estudo surgiu da experiência da autora como estudante e professora, observando o impacto do feedback na aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se em conceitos sobre materiais didáticos e feedback educacional, destacando sua importância na prática docente. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, com validação do material por professores. A cartilha, desenvolvida no Canva, apresenta diretrizes para um feedback significativo no ensino presencial e a distância, combinando acessibilidade, design atrativo, exemplos práticos e recursos interativos.. Na fase de validação, 13 professores analisaram o conteúdo, destacando sua relevância, organização e aplicabilidade, embora tenham sugerido ajustes em terminologia e acessibilidade da linguagem. Os resultados indicam que a cartilha se configura como um recurso útil para a prática pedagógica, possibilitando a popularização do conhecimento sobre feedback e sua aplicação na educação. Como limitações, destaca-se a necessidade de ampliar a amostra de validadores e avaliar o impacto do material no longo prazo. O estudo reforça a importância da comunicação científica acessível e do desenvolvimento de recursos pedagógicos baseados em pesquisa, evidenciando a relação entre teoria e prática na formação docente. Por fim, sugere-se a continuidade da investigação com a implementação da cartilha em diferentes contextos educacionais, além da exploração de novos formatos de materiais didáticos voltados à popularização da ciência na educação.
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