Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 24 Núm. 2 (2021): Educação & Linguagem, jul.-dez.
Vol. 24 Núm. 2 (2021): Educação & Linguagem, jul.-dez.
Publicado:
2024-07-25
Dossiê: Centenário de Paulo Freire e Edgar Morin
Apresentação do Dossiê
Izabel Petraglia , Elisabete Campos
1-2
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p1-2
Educação para humanização: aproximações entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin
Ettiène Guérios, Sonia Maria Chaves Haracemiv, Ana Maria Soek
3-21
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p3-21
Freire e Morin: concepções que confluem para resgatar a humanização na educação
Marisa Garbellini Sensato, Ana Maria Di Grado Hessel
23-36
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p23-36
Paulo Freire y Edgar Morin, dos profesores que han amado profundamente la educación
Núria Alvarez Bertran, Maria Antònia Pujol Maura
37-46
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p37-46
Paulo Freire e Edgar Morin: duas vozes centenárias da educação
Maria José de Pinho, Fabíola Andrade Pereira, Maria José da Silva Morais
47-61
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p47-61
A complementaridade de um diálogo entre Paulo Freire e Edgar Morin
Maximina Maria Freire, Karin Claudia Nin Brauer
63-82
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p63-82
Edgar Morin e Paulo Freire e suas contribuições para a formação docente e a prática pedagógica
Daniele Saheb Pedroso, Marlene Zwierewicz, Michelle Jordão Machado, Daniela Gureski Rodrigues, Helena Castilho Zielinski
83-105
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p83-105
Reconstruindo a tessitura comum com diálogo, luta e amorosidade
Abdizia Maria Alves de Barros, Maria Dolores Fortes Alves, Vivianne Lins Ebrahim Morcerf
107-123
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p107-123
Paulo Freire e Edgar Morin: combatentes da esperança e da utopia por um mundo novo possível
Izabel Petraglia, Mariangelica Arone
125-149
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p125-149
Aproximações de Morin e Freire na busca da educação complexa e dialógica
Marida Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol, Ariana Cosme
151-173
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p151-173
Educação como situação gnosiológica e via para pensar complexo
João Henrique Suanno, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Márcia de Fátima Ferreira Balieiro
175-192
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p175-192
Atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire em tempos de pandemia (Covid-19): enfrentamentos e (re)invenções
Luciana Miyuki Sado Utsumi
193-218
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p193-218
Uma leitura freireana sobre a BNC-Formação: a persistência no erro epistemológico do bancarismo
Ronaldo Antonio Gollo Júnior, Elisabete Ferreira Esteves Campos
219-244
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p219-244
Formação ao longo da vida e humanização: dialética para o potencialmente possível
Madson Pinto dos Santos, Rosária Helena Ruiz Nakashima
245-272
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p245-272
O mundo depois: o surgimento de novos problemas
Maria Cândida Moraes
273-288
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p273-288
Artigos
A escola, a pobreza, a distância e o trabalho infantil: o desafio da frequência na escola de primeiras letras da freguesia de São Bernardo (1830 – 1864)
Adriana Santiago, Cláudia Panizzolo
289-307
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p289-307
Alfabetizar em escola pública de período integral: reflexões a partir da ótica dos sujeitos da prática
Andréia de Souza Grava, Elisabete Ferreira Esteves Campos
309-333
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p309-333
O retorno à casa: uma revisão sistemática sobre Homeschooling e Autismo
Telma Maria Duarte Rodrigues, Miria Benincasa, Hilda Rosa Capelão Avoglia
335-351
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p335-351
O canto coral como ferramenta de educação musical utilizando-se referenciais freirianos
Arlindo Leandro Gomes, Júnia Maria Geraldo, Edgar Pereira Coelho
353-367
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p353-367
Educación publicitaria: Nuevas aplicaciones del product placement
Víctor Álvarez Rodríguez
369-387
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p369-387
O que é ensino em mídias móveis? Aprendendo com a Universidade de Aveiro
Marcelo Anunciato, Marcus Bastos
389-409
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p389-409
Acesso à educação e à tecnologia: desafios em tempos de pandemia
Juliana Ferreira dos Santos, Antônio Fernandes Góes Neto, Patrícia Farias Coelho
411-429
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p411-429
Teoria do Flow e a Autoeficácia: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da matemática
Hermes Renato Hildebrand , Ana Maria Antunes de Campos
431-447
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p431-447
Direitos Humanos na Educação: análise das publicações divulgadas na mídia digital no período de 2000 a 2016
Janaina da Silva Gonçalves Fernandes, Carolina Ferreira Barros Klumpp, Marcia Siqueira de Andrade
449-474
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p449-474
Ensino Híbrido na Educação Superior: Análise da Produção Científica
Nei Muchuelo, Almir Martins Vieira, Rodrigo Ribeiro de Oliveira
475-504
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p475-504
Entrevista
Contributos de Paulo Freire para a educação de surdos: entrevista com o Prof. Dr. Joaquim Melro
Elisabete Ferreira Esteves Campos, Marcelo Furlin
505-532
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p505-532
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as