Vol. 24 Núm. 2 (2021): Educação & Linguagem, jul.-dez.

Publicado: 2024-07-25

Dossiê: Centenário de Paulo Freire e Edgar Morin

  • Apresentação do Dossiê

    Izabel Petraglia , Elisabete Campos
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p1-2
  • Educação para humanização: aproximações entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin

    Ettiène Guérios, Sonia Maria Chaves Haracemiv, Ana Maria Soek
    3-21
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p3-21
  • Freire e Morin: concepções que confluem para resgatar a humanização na educação

    Marisa Garbellini Sensato, Ana Maria Di Grado Hessel
    23-36
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p23-36
  • Paulo Freire y Edgar Morin, dos profesores que han amado profundamente la educación

    Núria Alvarez Bertran, Maria Antònia Pujol Maura
    37-46
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p37-46
  • Paulo Freire e Edgar Morin: duas vozes centenárias da educação

    Maria José de Pinho, Fabíola Andrade Pereira, Maria José da Silva Morais
    47-61
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p47-61
  • A complementaridade de um diálogo entre Paulo Freire e Edgar Morin

    Maximina Maria Freire, Karin Claudia Nin Brauer
    63-82
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p63-82
  • Edgar Morin e Paulo Freire e suas contribuições para a formação docente e a prática pedagógica

    Daniele Saheb Pedroso, Marlene Zwierewicz, Michelle Jordão Machado, Daniela Gureski Rodrigues, Helena Castilho Zielinski
    83-105
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p83-105
  • Reconstruindo a tessitura comum com diálogo, luta e amorosidade

    Abdizia Maria Alves de Barros, Maria Dolores Fortes Alves, Vivianne Lins Ebrahim Morcerf
    107-123
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p107-123
  • Paulo Freire e Edgar Morin: combatentes da esperança e da utopia por um mundo novo possível

    Izabel Petraglia, Mariangelica Arone
    125-149
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p125-149
  • Aproximações de Morin e Freire na busca da educação complexa e dialógica

    Marida Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol, Ariana Cosme
    151-173
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p151-173
  • Educação como situação gnosiológica e via para pensar complexo

    João Henrique Suanno, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Márcia de Fátima Ferreira Balieiro
    175-192
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p175-192
  • Atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire em tempos de pandemia (Covid-19): enfrentamentos e (re)invenções

    Luciana Miyuki Sado Utsumi
    193-218
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p193-218
  • Uma leitura freireana sobre a BNC-Formação: a persistência no erro epistemológico do bancarismo

    Ronaldo Antonio Gollo Júnior, Elisabete Ferreira Esteves Campos
    219-244
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p219-244
  • Formação ao longo da vida e humanização: dialética para o potencialmente possível

    Madson Pinto dos Santos, Rosária Helena Ruiz Nakashima
    245-272
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p245-272
  • O mundo depois: o surgimento de novos problemas

    Maria Cândida Moraes
    273-288
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p273-288

Artigos

Entrevista