v. 24 n. 2 (2021): Educação & Linguagem, jul.-dez.

Publicado: 2024-07-25

Dossiê: Centenário de Paulo Freire e Edgar Morin

  • Apresentação do Dossiê

    Izabel Petraglia , Elisabete Campos
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p1-2
  • Educação para humanização: aproximações entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin

    Ettiène Guérios, Sonia Maria Chaves Haracemiv, Ana Maria Soek
    3-21
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p3-21
  • Freire e Morin: concepções que confluem para resgatar a humanização na educação

    Marisa Garbellini Sensato, Ana Maria Di Grado Hessel
    23-36
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p23-36
  • Paulo Freire y Edgar Morin, dos profesores que han amado profundamente la educación

    Núria Alvarez Bertran, Maria Antònia Pujol Maura
    37-46
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p37-46
  • Paulo Freire e Edgar Morin: duas vozes centenárias da educação

    Maria José de Pinho, Fabíola Andrade Pereira, Maria José da Silva Morais
    47-61
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p47-61
  • A complementaridade de um diálogo entre Paulo Freire e Edgar Morin

    Maximina Maria Freire, Karin Claudia Nin Brauer
    63-82
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p63-82
  • Edgar Morin e Paulo Freire e suas contribuições para a formação docente e a prática pedagógica

    Daniele Saheb Pedroso, Marlene Zwierewicz, Michelle Jordão Machado, Daniela Gureski Rodrigues, Helena Castilho Zielinski
    83-105
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p83-105
  • Reconstruindo a tessitura comum com diálogo, luta e amorosidade

    Abdizia Maria Alves de Barros, Maria Dolores Fortes Alves, Vivianne Lins Ebrahim Morcerf
    107-123
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p107-123
  • Paulo Freire e Edgar Morin: combatentes da esperança e da utopia por um mundo novo possível

    Izabel Petraglia, Mariangelica Arone
    125-149
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p125-149
  • Aproximações de Morin e Freire na busca da educação complexa e dialógica

    Marida Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol, Ariana Cosme
    151-173
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p151-173
  • Educação como situação gnosiológica e via para pensar complexo

    João Henrique Suanno, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Márcia de Fátima Ferreira Balieiro
    175-192
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p175-192
  • Atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire em tempos de pandemia (Covid-19): enfrentamentos e (re)invenções

    Luciana Miyuki Sado Utsumi
    193-218
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p193-218
  • Uma leitura freireana sobre a BNC-Formação: a persistência no erro epistemológico do bancarismo

    Ronaldo Antonio Gollo Júnior, Elisabete Ferreira Esteves Campos
    219-244
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p219-244
  • Formação ao longo da vida e humanização: dialética para o potencialmente possível

    Madson Pinto dos Santos, Rosária Helena Ruiz Nakashima
    245-272
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p245-272
  • O mundo depois: o surgimento de novos problemas

    Maria Cândida Moraes
    273-288
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p273-288

Artigos

  • A escola, a pobreza, a distância e o trabalho infantil: o desafio da frequência na escola de primeiras letras da freguesia de São Bernardo (1830 – 1864)

    Adriana Santiago, Cláudia Panizzolo
    289-307
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p289-307
  • Alfabetizar em escola pública de período integral: reflexões a partir da ótica dos sujeitos da prática

    Andréia de Souza Grava, Elisabete Ferreira Esteves Campos
    309-333
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p309-333
  • O retorno à casa: uma revisão sistemática sobre Homeschooling e Autismo

    Telma Maria Duarte Rodrigues, Miria Benincasa, Hilda Rosa Capelão Avoglia
    335-351
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p335-351
  • O canto coral como ferramenta de educação musical utilizando-se referenciais freirianos

    Arlindo Leandro Gomes, Júnia Maria Geraldo, Edgar Pereira Coelho
    353-367
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p353-367
  • Educación publicitaria: Nuevas aplicaciones del product placement

    Víctor Álvarez Rodríguez
    369-387
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p369-387
  • O que é ensino em mídias móveis? Aprendendo com a Universidade de Aveiro

    Marcelo Anunciato, Marcus Bastos
    389-409
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p389-409
  • Acesso à educação e à tecnologia: desafios em tempos de pandemia 

    Juliana Ferreira dos Santos, Antônio Fernandes Góes Neto, Patrícia Farias Coelho
    411-429
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p411-429
  • Teoria do Flow e a Autoeficácia: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da matemática

    Hermes Renato Hildebrand , Ana Maria Antunes de Campos
    431-447
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p431-447
  • Direitos Humanos na Educação: análise das publicações divulgadas na mídia digital no período de 2000 a 2016

    Janaina da Silva Gonçalves Fernandes, Carolina Ferreira Barros Klumpp, Marcia Siqueira de Andrade
    449-474
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p449-474
  • Ensino Híbrido na Educação Superior: Análise da Produção Científica

    Nei Muchuelo, Almir Martins Vieira, Rodrigo Ribeiro de Oliveira
    475-504
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p475-504

Entrevista

  • Contributos de Paulo Freire para a educação de surdos: entrevista com o Prof. Dr. Joaquim Melro

    Elisabete Ferreira Esteves Campos, Marcelo Furlin
    505-532
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p505-532